As atualizações no Windows 10
Diferente dos sistemas anteriores, o Windows 10 não dá a você a opção “não atualizar”.
O Update simplesmente enfia as atualizações goela abaixo do sistema, não raro desestabilizando e, às vezes, travando total (a famigerada tela azul).
O ponto forte do Windows 10 é o gerenciamento de rede. Infelizmente esta excelência não é a mesma em todas as áreas. A atualização, pode-se dizer, é o ponto fraco.
Os problemas (causados pelas atualizações) são inúmeros, desde falhas no áudio a aplicativos que deixam de funcionar.
Exemplos: aplicativos que usam banco de dados Firebird ou MySQL, decodificadores “não reconhecidos” pelo sistema, etc.
Os problemas com Banco de Dados
O Firebird é um Banco de Dados muito bom, criado para uso interno (pessoal, micro e pequenas empresas). Não recomendado para uso na internet.
O problema é que, a partir de uma das atualizações do Windows 10 (entre 2018/2019) ele foi bloqueado por ser classificado “pouco seguro”.
Migrar para outro Banco de Dados é difícil, trabalhoso e oneroso. O MySQL é o que mais se adequa numa transferência de dados Firebird/MySQL pela semelhança, porém…
O MySQL usa a porta 3306! O Skype, no Windows 10, também! Fácil, é só desativar o Skype e o seu Banco de Dados vai rodar redondinho. SQN!
Na próxima atualização o Skype vai ser instalado na porta 3306 e o seu Banco de Dados não vai mais funcionar. Seus dados estão irremediavelmente perdidos.
O que fazer?
1- Usar a nuvem! Comprar uma hospedagem e instalar seu Banco de Dados. É o melhor caminho, mas tem um custo.
2- Usar serviços como o Dropbox. Excelente e seguro, mas depende do volume de dados que você trabalha. Se for muito grande, pode custar caro.
3- Desativar o Update do Windows e manter seu Banco de Dados com custo zero. Porém, você precisa ficar atento e fazer backup frequentemente. Caso faça nova instalação do Windows, a desativação deve ser feita imediatamente para evitar perda de dados.
Como fazer a desativação do Update
Consiste em parar o serviço que o Windows roda para a atualização.
Aperte as teclas “Win + R” e entre com o comando: services.msc
Clique OK para confirmar.
Procure o item “Windows Update” na lista e dê um clique duplo nele (ou marque e tecle Enter).
A Janela de Propriedades do Update vai abrir. Selecione Tipo de inicialização, coloque Desativado, clique em Aplicar e OK para finalizar.
Reinicie o computador.
Fim das atualizações automáticas!